FAB abate avião venezuelano carregado com drogas na Amazônia

Aeronave desobedeceu às ordens da Aeronáutica; dois traficantes morreram

Por: Redação

Compartilhe:

(Autor da imagem: Reprodução)

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou e abateu um avião venezuelano que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro e ignorou ordens de pouso forçado. A ação ocorreu na manhã de terça-feira (11), mas só foi divulgada nesta quarta (12).

A aeronave caiu em uma área de mata próxima a Manaus (AM) e pegou fogo. Os dois ocupantes, identificados como traficantes, morreram no impacto. A Polícia Federal encontrou drogas a bordo, mas a quantidade exata ainda está sendo apurada.

Ação seguiu protocolo da “Lei do Abate
A operação foi conduzida em conjunto com a Polícia Federal e seguiu os protocolos do Decreto nº 5.144, de 2004, que regulamenta a chamada “Lei do Abate”.

Segundo a FAB, foram adotadas medidas de averiguação para identificar a aeronave e monitorar seu comportamento. Em seguida, os militares ordenaram que o piloto alterasse a rota para um pouso forçado em um aeródromo da região amazônica.

Sem resposta, a FAB avançou para a fase de persuasão, efetuando tiros de aviso. Mesmo assim, o avião continuou em voo irregular e foi classificado como hostil. Como último recurso, a Aeronáutica realizou tiros de detenção para impedir a continuidade do trajeto.

Avião caiu e modelo ainda não foi identificado
Após ser atingido, o avião caiu em uma área remota da selva e foi consumido pelas chamas, o que até o momento impede a identificação exata do modelo da aeronave.

A operação foi comandada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e fez parte da Operação Ostium, que combate crimes transfronteiriços no Brasil.

plugins premium WordPress
Scroll to Top