Duas alunas de Lucas do Rio Verde foram selecionadas para participar da edição 2025 do programa de intercâmbio MT no Mundo, promovido pelo Governo de Mato Grosso. Samara Marina Silva Oliveira, da Escola Márcio Schabatt Souza, e Thaysi Cristina Rocha da Silva, da Escola Dom Bosco, estão entre os 100 estudantes contemplados. O resultado preliminar foi divulgado nesta quinta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Sobre o programa
O MT no Mundo é uma iniciativa da Seduc que possibilita a estudantes da rede pública estadual uma experiência internacional de três semanas na Inglaterra. O programa cobre integralmente os custos, incluindo passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte, curso de inglês e até um chip de celular com acesso à internet.
Desde seu lançamento, o programa já investiu mais de R$ 16 milhões e beneficiou centenas de alunos. A edição 2025 será a terceira do projeto, consolidando-se como uma das principais políticas educacionais do estado.
Processo seletivo
Todos os alunos matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nos anos letivos de 2024 e 2025, são automaticamente inscritos no programa. A seleção é baseada no desempenho escolar e nos critérios estabelecidos pela Seduc.
Os aprovados terão acesso a um curso de General English, com 30 aulas semanais de 40 minutos cada. Além disso, receberão material didático, certificado de conclusão e um cartão para transporte público no país de destino.
Próximos passos
A líder da Política de Línguas Estrangeiras da Seduc, Juliana Taborelli, reforça a importância de os estudantes acompanharem as próximas etapas do processo. “A lista definitiva será publicada após o período de recursos, que se encerra em 5 de março”, explicou.
Impacto educacional
O MT no Mundo integra a Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc, uma das 30 iniciativas do Plano Educação 10 Anos, que busca posicionar a Rede Estadual de Ensino entre as cinco melhores do país até 2026.
Durante o anúncio do resultado preliminar, realizado na Escola Estadual Antônio Epaminondas, em Cuiabá, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a relevância do programa. “O Estado custeará todas as despesas, desde a preparação até a viagem, garantindo uma experiência transformadora para os estudantes”, afirmou.